Departamentos

Departamento de Mecânica e Energia

CORPO DOCENTE:

  • CHEFE

Sinara Borborema

http://lattes.cnpq.br/9994985665512071

Possui graduação em Engenharia Industrial Química pela Escola de Engenharia de Lorena (2002), mestrado em Engenharia de Materiais pela Escola de Engenharia de Lorena (2004). Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (biomateriais), tendo participado do programa de doutorado sanduíche (CNPq) na Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Transformação de Fases, Microscopia Eletrônica de Transmissão e Difração de raios-X. Sua atuação em pesquisa envolve os seguintes temas: estudo de superligas de Ni, desenvolvimento de ligas de Titânio para aplicação biomédica, estudo dos processos de hidrogenação e desidrogenação de metais refratários e estudo de ligas ternárias como Nb-Si-B (diagrama de fases).

  • SUBCHEFE

Diego Orlando

http://lattes.cnpq.br/1133767732633381

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Passo Fundo (2004), e mestrado (2006) e doutorado (2010) em Engenharia Civil com ênfase em Estruturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ no Departamento de Mecânica e Energia da Faculdade de Tecnologia – FAT. Tem experiência na área de Engenharia Civil/Mecânica atuando principalmente nos seguintes temas: mecânica das estruturas, comportamento estrutural, análise de estruturas, estabilidade estrutural e estruturas metálicas.

  • COORDENADOR

Luiz Carlos Bevilaqua dos Santos Reis

http://lattes.cnpq.br/0007370695941241

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Atualmente é professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, campus de Resende. Tem experiência na área de Engenharia Térmica, com ênfase em geração termelétrica e combustão. Tem experiência industrial em empresas relacionadas a Siderurgia: Companhia Siderúrgica Nacional (1990 – jan 2016), Cobrapi (1986-1990) e Cosigua/Gerdau (1982 – 1986) na área de Energia e Utilidades.


Alexandre Alvarenga Palmeira

http://lattes.cnpq.br/8540963296548641

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (2012) . Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ocupou a cargo de Diretor da Faculdade de Tecnologia e Diretor do Campus Regional de Resende, atualmente é Diretor do Centro de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica George Eastman ? CDIT, é avaliador do basis/sinaes/inep do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e professor titular do Centro Universitário de Volta Redonda. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Processos de Fabricação, Seleção Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: conformação mecânica, otimização, abaqus, elementos finitos e manutenção.

Alexandre Fernandes Habibe

http://lattes.cnpq.br/5673713175312070

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (2007) e mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2002). Possui Doutorado em engenharia Metalúrgica pela Universidade federal Fluminense. Atuou como Reitor no Centro Universitário de Volta Redonda onde ainda é Professor Responsável, engenheiro consultor e Professor assistente e Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, vinculado ao Departamento de Mecânica e Energia. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Elementos de Máquinas, Projeto de Máquinas e de Sistemas Mecânicos. Atua também em projetos na área sidero-metalúrgica em projetos voltados para otimização de processos e introdução de novas tecnologias.

Alvaro Henrique Pereira

http://lattes.cnpq.br/2968319730140306

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (20142). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Fundamentos Gerais de Projetos das Máquinas, atuando principalmente nos seguintes temas: modernização, robótica, linha de produção, sistema de ar condicionado e veículos (guindastes e locomotivas).

Anna Karina Buainain Sarquis Duarte

http://lattes.cnpq.br/9278169289193819

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994) e mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no Departamento de Mecânica e Energia e a Vice Diretora da Faculdade de tecnologia e campus Regional de Resende.

Claudinei dos Santos

http://lattes.cnpq.br/1355748902111663

Pesquisador na área de Engenharia de Materiais, atuando no desenvolvimento e caracterização de materiais cerâmicos e metálicos: Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1997), obteve o título de mestre em Engenharia de Materiais pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (2001) onde obteve também o título de doutor em Engenharia de Materiais, em trabalho conjunto com o CTA (Centro Técnico Aeroespacial), no ano de 2004. Em 2009 concluiu pós-doutorado na USP na área de biomateriais. Especialista no desenvolvimento de materiais dentários metálicos, cerâmicos e /ou compósitos para próteses fixas totais parciais. Atualmente é professor adjunto da FAT-UERJ (Faculdade de Tecnologia de Resende-RJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro) onde coordena uma Unidade de Desenvolvimento Tecnológico voltada para realização de serviços de caracterização e desenvolvimento de processos e novos produtos além de ter participado do grupo que criou o curso de engenharia mecânica da FAT-UERJ. Líder de grupo de pesquisa CNPq em engenharia de materiais da FAT-UERJ. Possui experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Desenvolvimento e caracterização de materiais cerâmicos, Metais e Ligas, atuando principalmente nos seguintes temas: biocerâmicas e biovidros, Al2O3, ZrO2, Si3N4, compósitos cerâmicos, propriedades mecânicas e microestrutura de materiais cerâmicos. Já orientou dezena de alunos de mestrado e doutorado e supervisionou trabalho de pós-doutorado. Atualmente, orienta alunos de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e trabalhos de conclusão de curso. Atua como revisor de várias revistas científicas indexadas conceituadas e possui projetos de pesquisa em andamento com financiamento do CNPq e FAPERJ.

Daniella Regina Mulinari

http://lattes.cnpq.br/6707823025115119

Possui graduação em Engenharia Industrial Química pela Escola de Engenharia de Lorena/USP (2003), mestrado em Engenharia Química pela Escola de Engenharia de Lorena/USP (2005) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e tem experiência na área de Engenharia Química e Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: compósitos poliméricos, energia sustentável, processamento de polímeros e adsorção de metais pesados. As linhas de pesquisa de interesse são nas áreas de Desenvolvimento de Materiais Compósitos e Desenvolvimento de Tecnologias Sustentáveis.

Horácio Guimarães Delgado Junior

http://lattes.cnpq.br/0640487521165463

Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de Volta Redonda – UNIFOA (1998), graduação em Matemática pela Escola de Filosofia Ciências e Letras de Volta Redonda – UGB (1997), mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2001) e doutorado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2010). Divide a vida profissional entre as atividades acadêmicas e executivas. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, da SEEDUC e do UNIFOA, com atuação multidisciplinar lecionando diversas cadeiras relacionadas à viabilização econômica e sustentável de projetos. Diretor das empresas Sieton Engenharia e Neoton Incorporadora, ambas do segmento de construção, atuando na administração, consultoria, elaboração de projetos e viabilização de empreendimentos nos setores da construção civil, metal mecânico, petróleo e gás. Colaborou para a estruturação de diversas empresas e instituições, públicas e privadas em especial na região Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro como o Pólo Universitário de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Tecnologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Oswaldo Aranha, Fundo Comunitário de Volta Redonda e da Superintendência de Obras e Serviços Públicos de Barra Mansa, com atuação no desenvolvimento de projetos de obras de arte especiais, infra-estrutura e de edifícios. Foi Diretor Executivo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa, SAAE – BM, onde pode contribuir efetivamente para a implantação do Plano Municipal de Saneamento, a viabilização, elaboração de projetos, captação de recursos e implementação de diversos componentes da infra-estrutura urbana, para o melhoramento e expansão dos sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, gestão de águas pluviais e resíduos sólidos diversos. Acumula larga experiencia na elaboração de projetos de infra-estrutura, obras de arte especiais, edifícios industriais e andares múltiplos.

Humberto Araújo Machado

http://lattes.cnpq.br/8525745689953550

Possui graduação em ENGENHARIA MECÂNICA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1990), mestrado (1992) e doutorado (1998) em Engenharia Mecânica pela COPPE/UFRJ. Atualmente é pesquisador titular no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), onde é responsável pela análise térmica dos veículos espaciais e sub-orbitais em desenvolvimento para o Programa Espacial Brasileiro. É professor adjunto na Faculdade de Tecnologia de Resende (FAT) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e membro do corpo do docente do curso de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Aeroespaciais (CTE) do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica e Aeroespacial, com ênfase em ciências térmicas, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, aerotermodinâmica e convecção interna.

Luciana Ghussn

http://lattes.cnpq.br/5990985193149400

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em vidros, atuando principalmente nos seguintes temas: vidros, vidros fosfatos, produção de vidros em fornos de microondas, imobilização de rejeitos radioativos e caracterização de vidros.

Luiz Carlos Cordeiro Júnior

http://lattes.cnpq.br/3752593700368046

Possui graduação em ENGENHARIA MECÂNCA pela Universidade de Taubaté (1993), mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1997) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenador do Laboratório de Motores, Pneumática e Hidráulica. Exerce também a função de Diretor do Centro de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica George Eastman – CDIT e Coordena a Incubadora Sul Fluminense. Através do CDIT, Gerencia atividades de interface com as Industrias, Escolas e Instituições atividades de Pesquisa Aplicada, Empreendedorismo e Intra empreendedorismo.

Newton Galvão de Campos Leite

http://lattes.cnpq.br/3136748424398826

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté (1991), financiado pelo sistema de Crédito Educativo do Governo Federal. Mestrado e Doutorado na Área de Transmissão e Conversão de Energia Térmica pela UNESP-FEG (1992-2000), custeado pela CAPES. Foi Professor Colaborador da USP-EEL (2000-2001) e atualmente é Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (início em 2001). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Fenômenos de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: uso das equações de conservação em modelos teóricos aplicados a termossifões bifásicos, cavidades diferencialmente aquecidas e também com fonte de calor acoplada a estrutura; uso do método de volumes finitos na solução de problemas de engenharia e física. Na parte experimental auxiliou a construção e instrumentação de termossifões bifásicos, cavidades diferencialmente aquecidas e com fonte de calor e túnel de vento para testes de dissipadores de calor. Recentemente vem se dedicando ao estudo das fontes de energias renováveis, especialmente a energia térmica solar.

Monique Osório Talarico da Conceição

http://lattes.cnpq.br/3344204581149970

Doutora em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), pelo qual a tese obteve o prêmio de Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2015. Em 2010 foi obtido o título de mestre em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ fazendo parte do Departamento de Energia e Mecânica (DME) da FAT UERJ em Resende. Atuando principalmente nos seguintes temas: armazenamento de hidrogênio, ligas de magnésio, ligas metálicas, nanomateriais, moagem mecânica, metalurgia física, corrosão. 


Laboratórios:

Lab Motores, Hidráulica e Pneumática:

Facebook: UERJ Lab. Motores, Hidráulica & Pneumática

Laboratório de Hidráulica, Pneumática e Motores

Lab Materiais e Processos:

Laboratório de Materiais e Processos

Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq:

Processamento e caracterização de materiais

Endereço eletrônico: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2065332409772143

Líder(es) do grupo:

Claudinei dos Santos
Daniella Regina Mulinari

Área predominante: Engenharias; Engenharia de Materiais e Metalúrgica

Repercussões dos trabalhos do grupo

Este grupo de pesquisa foi criado visando dotar a FAT-UERJ de linhas de pesquisas que atendas demandas ligadas ao desenvolvimento, processamento, caracterização e aplicação de materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos e compósitos. Em face do polo industrial criado nos últimos 20 anos na região sul-fluminense, o perfil das pesquisas vai além da evolução do estado-da-arte em diferentes temas, apresentando também caráter de inovação tanto em produtos como em processos de fabricação. Os laboratórios existentes permitem o estudo da relação da microestrutura com as propriedades mecânicas de diferentes materiais. Há ainda interesse no desenvolvimento de novos materiais, novas formas de desenvolvimento e utilização sustentável de materiais a partir de reciclagem de resíduos industriais de diferentes origens.

Linhas de pesquisa:

  • Processamento, caracterização e aplicação de materiais metálicos e suas ligas
  • Processamento, caracterização e aplicação de materiais poliméricos e compósitos
  • Processamento, Caracterizações a aplicações de Materiais Cerâmicos

Transferência de Calor Aplicada

Endereço eletrônico: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5877091460262175

Líderes do grupo:

Humberto Araújo Machado

Newton Galvão de Campos Leite

Área predominante: Engenharias, Engenharia Mecânica

Repercussões dos trabalhos do grupo:

O grupo compreende todos os membros da área de ciências térmicas da Faculdade de Tecnologia de Resende (FAT/UERJ) e é responsável pelos laboratórios de Máquinas Térmicas e Hidráulicas e Fenômenos de Transporte daquele Campus. Implantou e administra o Centro Renováveis de Energia – CFRE da FAT, onde são desenvolvidas atividades de pesquisa e extensão em energias renováveis (solar, eólica, biomassa, eficiência térmica). Presta consultorias a empresas e foi qualificado como UDT (Unidade de Desenvolvimento Tecnológico) pela UERJ.

Chefe

Sinara Borborema Gabriel

Sinara

Currículo Lattes

Subchefe

Diego Orlando

Diego

Currículo Lattes

Coordenador

Luiz Carlos Bevilaqua dos Santos Reis

Luiz Carlos

Currículo Lattes