
A extensão universitária constitui uma das expressões mais significativas do compromisso social assumido pela universidade contemporânea. Longe de ser um mero apêndice das atividades de ensino e pesquisa, ela configura-se como uma dimensão autônoma e essencial, que rompe as barreiras institucionais para estabelecer um diálogo transformador com a sociedade.
A extensão universitária se institui então como o espaço privilegiado onde esses encontros se realizam, possibilitando uma troca mútua em que a universidade tanto ensina quanto aprende. É por meio desse diálogo que a formação acadêmica se humaniza, tornando-se mais sensível, crítica e eficaz na intervenção sobre a realidade social.
Coordenador: LUANA SOUZA ALMEIDA
Coordenador: MARLON FERREIRA RAMOS
Coordenador: ELAINE FERREIRA TORRES
Coordenador: DENISE CELESTE GODOY DE A.
Coordenador: CLIFFORD NEVES PINTO
Coordenador: LEANDRO MARINS SARMENTO
Coordenador: MARCIA ROSA DE ALMEIDA
Coordenador: CELSO FRANCISCO DE MORAES
Coordenador: JEANNIE RANGEL BORGES
Coordenador: ERIKA DE QUEIROS EUGENIO
Coordenador: MARIA VICTORIA CABRERA
Coordenador: IGOR FIGUEIREDO JUSTO
Coordenador: MIRIAN ENRIQUETA BRACCO
Coordenador: DAYANA ELIZABETH WERDERITS
Coordenação: CLIFFORD NEVES PINTO
Coordenação: DENER MARTINS DOS SANTOS
Coordenação: PATRICIA HELENA ARAUJO DA
Coordenação: ANNA KARINA BUAINAIN SARQUIS
Coordenação: DANIEL MAGALHÃES DE OLIVEIRA
Coordenação: BERNARDO BASTOS DA FONSECA
Coordenação: ELAINE FERREIRA TORRES
Coordenação: RITA DE CASSIA DA S.
Coordenação: JACQUES FERNANDES DIAS
Coordenação: PATRICIA HELENA ARAUJO DA
Coordenação: PAULA CRISTINA MATIAS
Coordenação: JOAO LUIZ RIBEIRO REIS
Coordenação: CLIFFORD NEVES PINTO
Coordenação: GABRIELA COUTINHO
Coordenação: FRANCISCO SANTOS SABBADINI
Coordenação:
Coordenação: MICHEL HADDAD
Coordenação: ALVARO HENRIQUE PEREIRA
Coordenação: CLIFFORD NEVES PINTO
Projeto de Extensão iniciado em 2024 Resumo O termo neurodiversidade surgiu no final da década de 90. O movimento social pelo reconhecimento da neurodiversidade começou apenas no início desse século. Pessoas que são consideradas neurodivergentes são aquelas identificadas com autismo, dislexia, TDAH, discalculia, disgrafia, dentre outros transtornos do
Coordenação: BERNARDO BASTOS DA FONSECA
Coordenação: ELAINE FERREIRA TORRES
Vinculado ao PROGRAMA NOSOL – Núcleo de Observação, Estudos e Monitoramento Socioambiental das regiões da Costa Verde, Baía de Sepetiba, Bacia do Paraíba do Sul e do Guandu, e ao Centro das Águas, esse projeto visa a integração institucional entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba
Coordenação: ALVARO HENRIQUE PEREIRA
Coordenação: LUIZ CARLOS BEVILAQUA DOS
RJ1 – TV Rio Sul – Alunos de Engenharia recebem prêmio da Firjan por projeto de resíduos sólidos Resumo: O projeto síntese foi construído pela vontade e pelo empenho de alunos de engenharia química da FAT – UERJ para desenvolver pesquisas e inovações tecnológicas que
Coordenação: RAPHAEL MOREIRA
Coordenação: JACQUES FERNANDES DIAS
Coordenação: BERNARDO BASTOS DA FONSECA
Coordenação: ALVARO HENRIQUE PEREIRA
Coordenação: CLIFFORD NEVES PINTO
Coordenação: FRANCISCO SANTOS SABBADINI
Coordenação: LUIZ CARLOS CORDEIRO JÚNIOR
Coordenação: RAPHAEL MOREIRA
Coordenação: MAURICIO ARAUJO ZANARDI
Coordenação: JOÃO CARLOS JÂNIO GIGOLOTTI
Coordenação: LUCIANA GHUSSN
Os dados mais recentes evidenciam um crescimento expressivo e sustentado das ações de extensão na Faculdade de Tecnologia (FAT), sinalizando a consolidação da Extensão Universitária como uma dimensão estruturante da vida acadêmica na unidade. Um exemplo representativo desse avanço é o aumento do número de projetos cadastrados, que passou de 28, em 2021, para 44, em 2024 — superando, inclusive, os patamares observados no período anterior à pandemia.
Esse movimento ascendente também se reflete em diversos outros indicadores. O número de eventos extensionistas, que havia sido drasticamente reduzido para apenas quatro em 2020, durante o ápice da crise sanitária, alcançou 31 em 2023 e manteve-se em 27 no ano seguinte. A participação docente igualmente apresentou elevação, passando de 133 professores envolvidos em 2023 para 144 em 2024. Observa-se, ainda, um crescimento significativo no engajamento dos servidores técnico-administrativos, cujo número subiu de sete para dezesseis no mesmo intervalo. A presença da comunidade externa também merece destaque, com a participação de 44 representantes da sociedade civil em 2024.
Conseguimos perceber ainda o cadastro de cinco novos cursos de extensão, totalizando 58 ativos no sistema Depext. De forma geral, as atividades extensionistas passaram de 61 em 2022 para 74 em 2023 e 76 em 2024, refletindo não apenas um aumento quantitativo, mas também uma ampliação na diversidade e nos formatos das ações desenvolvidas.
Apesar dos avanços registrados, é importante atentar para a redução no número de bolsas de extensão, que caiu de 24 em 2022 para 17 em 2024. Esse decréscimo impõe desafios à política de fomento, especialmente diante da tendência de expansão das atividades prevista para o biênio 2025–2027.
Em síntese, os indicadores apontam para uma ampliação significativa do alcance, da capilaridade e da diversidade das iniciativas extensionistas, reforçando sua centralidade estratégica no contexto institucional da FAT. No entanto, é necessário considerar que estas análises ainda dependem da consolidação completa dos dados referentes ao período de 2024/2025 no sistema DataUerj. Ademais, fatores como os efeitos prolongados da pandemia, a retração generalizada na concessão de bolsas entre 2023 e 2024, bem como a recente regulamentação que permite a coordenação de projetos por servidores técnico-administrativos, são elementos que contribuem para uma compreensão mais abrangente e contextualizada desse cenário em transformação.
FONTE: Base de dados Depext (Siext), consultado em maio/2025, SEI – Consulta Depext, SEI – protocolos de saída EXT/FAT e DataUerj Relatórios Anuais 2022, 2023, 2024, 2025.