Departamentos

Departamento de Engenharia de Produção

O Departamento de Engenharia de Produção (DENP) da Faculdade de Tecnologia (FAT) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) está localizado no Campus Regional de Resende oferecendo cursos de graduação, pós-graduação e extensão.

Avaliado como 4 estrelas pelo Guia do Estudante da Editora Abril de 2016, o curso de graduação (bacharelado) em Engenharia de Produção dispõe de 50 vagas semestrais com acesso mediante vestibular. O curso, em funcionamento desde agosto de 1993, já formou aproximadamente 1.000 Engenheiros de Produção que, em sua maioria, são profissionais de empresas da região Sul Fluminense.

Os cursos de pós-graduação do DENP (Especialização Lato Sensu), estão alinhados com as necessidades de empresas da Região. Já tendo sido formados cerca de 200 profissionais, são oferecidos 4 cursos: Engenharia da Qualidade, Engenharia de Produção com Ênfase em Gestão Industrial, Gestão de Projetos e Logística & Supply Chain.

Os cursos de extensão (divulgados no site), geralmente de curta e média duração, são elaborados visando o atendimento de demandas específicas do meio industrial no Sul Fluminense.

Os docentes do DENP são, em sua maioria, professores com titulação de doutorado dedicados integralmente às atividades de docência, projetos e pesquisa.

O Departamento mantém um Grupo de Pesquisa registrado no CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa) e, mais recentemente, criou uma revista eletrônica, denominada Revista de Gestão, Inovação e Tecnologia (RGIT), para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos.

E-mail para contato: denp@fat.uerj.br

CORPO DOCENTE:

  • CHEFE

Nelson Tavares Matias

http://lattes.cnpq.br/2775347669756079

    Possui graduação em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade (1988), Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor Titular no Centro Universitário Teresa D’Avila, Lorena, SP. Foi Coordenador do Curso de Desenho Industrial do UNIFATEA (16 anos) e do curso de Comunicação Social da Associação Educacional Dom Bosco (2 anos). Possui experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenvolvimento do Produto – Engenharia do Produto, Sinalização Industrial e Ergonomia – Posto de Trabalho. Coordenou o Programa de Pós-Graduação, Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação no UNIFATEA, de 2015 a junho / 2018. Atualmente é Vice-Coordenador do mesmo PPG-DTI. É professor da Pós-Graduação, Lato Sensu, dos cursos de Engenharia da Qualidade e Gestão Industrial – UERJ. Foi Chefe de Departamento do curso de Engenharia de Produção da UERJ (2013 a 2015). É Coordenador de Conteúdo da Fundação CECIERJ, Consórcio CEDERJ e UFF desde 2016, sendo responsável pela elaboração dos conteúdos referente a disciplina de Ergonomia e suas avaliações. Iniciou o Pós-doutorado na FEG-UNESP (2017). Foi membro da rede Lean Advancement Initiative – EdNet LAI MIT/USA. Atualmente coordena o Centro de Estudos Ergonômicos (CENTER – UERJ) e o Laboratório de Ergonomia (LaErg – UNIFATEA). Parecerista das seguintes publicações: The European Journal of Social Science Research; Revista Cadernos UNIFOA; Revista Ergodesign & HCI, desde 2016; Revista Científica on-line – Tecnologia, Gestão e Humanismo, Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, FATEC – Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá – Centro Paula Souza. Avaliador ad hoc para a Diretoria de Pesquisa e Inovação (DPI), UNIFEI. Foi suplente do CONSUN-UERJ (2014 a 2016). Pós-doutorado em andamento, sendo realizado nas instituições FEG-UNESP e Univ. do Tennessee Knoxville (UTK) EUA, 2018. Visiting Scholar na UTK – Department of Industrial and Systems Engineering. Foi sócio-fundador da Pluri Comunicação, empresa especializada em desenvolvimento de projetos gráficos, editoriais, video-gráficos, treinamentos, sinalização industrial, comunicação visual e produtos. Recebeu o selo Enterprise Design Thinking Practitioner, emitido pela: IBM (2019).

  • SUBCHEFE

Maria da Glória Diniz de Almeida

http://lattes.cnpq.br/1580959226741854

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (2017). Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento de Instalações Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de efeitos, produtividade industrial, produtividade, redução de custos e ergonomia.

  • COORDENADORA

Alzira Ramalho Pinheiro de Assumpção

http://lattes.cnpq.br/8580722159173011

Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ-Universidade do Federal do Estado do Rio de Janeiro (1996), Mestrado em Engenharia de Sistemas pelo IME-Instituto Militar de Engenharia(1981); Graduação em Licenciatura em Matemática pela UFF-Universidade Federal Fluminense (1976). Atualmente é Professora Associada da UERJ-Universidade do Estado do Rio de Janeiro, do Curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Tecnologia da UERJ/RESENDE, Conselheira Titular do CONSUN- Conselho Universitário da UERJ, representando a Faculdade de Tecnologia da UERJ/Resende. Foi coordenadora do Núcleo de Extensão da Faculdade de Tecnologia da UERJ/RESENDE. Foi responsável, professora e orientadora de 123 monografias de Cursos de Especialização em “Educação Matemática” e “Matemática para professores do Ensino Fundamental e Médio”. Tem experiência em Consultoria de Projetos de Engenharia, na Coordenação da Incubadora de Empresas da UERJ/RESENDE. É Consultora ad hoc do CNPq. Avalia artigos submetidos ao Congresso de Engenharia e Desenvolvimento Social da UFRJ É avaliadora da UERJ SEM MUROS. Orientou, até hoje, 6 Dissertações de Mestrado, 124 Monografias de Especialização e 52 Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação, com ênfase na Engenharia de Produção. Desenvolve projetos de Pesquisa e de Extensão Universitária, participa de Grupos de Pesquisa e de Extensão. Atuou na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e Ensino de Matemática para o Fundamental e Médio. Desenvolve projetos na área de Disseminação da Cultura Empreendedora em atendimento ao Projeto de Incentivo ao Empreendedorismo. e Inovação pelo Projeto de Incubação do Campus Regional de Resende. Atua, também, com o uso de ferramentas da qualidade em empresas, ministra cursos de Pesquisa Operacional, Raciocínio Lógico, Negociação, Metodologia do Ensino Superior, Ensino em geral e, em particular, Educação Matemática, para a melhoria do ensino.

José Glênio Medeiros de Barros
http://lattes.cnpq.br/9319318744562981

Henrique Martins Rocha
http://lattes.cnpq.br/0532941206355027

Rita de Cássia da Silveira Marconcini Bittar
http://lattes.cnpq.br/0913873943629707

Antonio Henriques de Araujo Junior
http://lattes.cnpq.br/6143564375445317

Francisco Santos Sabbadini
http://lattes.cnpq.br/5738538687200129

Bernardo Bastos da Fonseca
http://lattes.cnpq.br/5507238774871875

Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq:

Grupo de Pesquisa em Engenharia de Produção e Gestão Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Endereço eletrônico: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2155102363462174

Líder(es) do grupo:

José Glenio Medeiros de Barros

Nelson Tavares Matias

Área predominante: Engenharias; Engenharia de Produção

Repercussões dos trabalhos do grupo

O Grupo de Pesquisa formado tem inserção no meio industrial do Sul Fluminense, desenvolvendo trabalhos de pesquisa, projetos e capacitando profissionais das empresas da Região. Atuando na graduação e pós-graduação da Faculdade de Tecnologia da UERJ no Campus Regional de Resende, na área de Engenharia de Produção, os docentes integrantes do Grupo são, em sua maioria, professores doutores titulados em Engenharia de Produção e áreas correlatas e possuem expressiva experiência acadêmica e profissional, conforme pode ser observado no Currículo LATTES dos docentes participantes.

Linhas de pesquisa:

  • Gerência de Produção
  • Gestão da Inovação Tecnológica
  • Logística e Cadeia de Suprimentos
  • Cálculo de propriedades estruturais e eletrônicas
  • Pesquisa Operacional e Simulação Aplicada a Sistemas Produtivos
  • Qualidade e Produtividade

Processos seletivos concluídos:

PROCESSO SELETIVO 2020

Chefe

Nelson Tavares Matias

Nelson

Currículo Lattes

Subchefe

Maria da Glória Diniz de Almeida

Maria da Glória

Currículo Lattes

Coordenador

Profa Dra. Alzira Ramalho Pinheiro de Assumpção

Profa Dra. Alzira Ramalho

Currículo Lattes