Engenharia Mecânica

eng-mec

eng-mec

 

A Engenharia Mecânica compreende um ramo complexo e abrangente da Engenharia que se aplica ao estudo dos processos mecânicos e máquinas em geral; ao projeto de instalações industriais mecânicas; explicita e aplica conceitos vinculados aos equipamentos mecânicos e eletromecânicos; compreende o estudo e desenvolvimento de veículos automotores, aos sistemas produtivos, ao estudo das diversas formas de energia, sua geração transmissão e aplicação.

A formação do Engenheiro Mecânico habilita o profissional ao estudo de fenômenos físicos e de engenharia, à prática do planejamento, ao desenvolvimento do projeto, a especificação e fabricação de máquinas e processos mecânicos, e por fim, à análise econômica de projetos que engloba a viabilidade técnica e econômica.

Nosso curso foi estruturado considerando uma formação com carga horária que abrange todas as áreas clássicas de formação em todas as vertentes da engenharia mecânica. A localização da FAT facilita a inserção de nossos alunos no parque fabril do sul fluminense que além da dinâmica e diversidade tem crescido a taxas bem superiores que as médias nacionais.

Nosso corpo docente paralelamente a qualificação acadêmica apresenta grande experiência profissional. O curso além dos laboratórios voltados ao estudo de ciências básicas se desenvolve também nos laboratórios dedicados de materiais e processos de fabricação, energias e motores.

 

Ficha Técnica do Curso

  • Classificação: Engenharia
  • Denominação: Graduação em Engenharia Mecânica.
  • Número de Vagas: 50 vagas por período semestral (por meio de processo seletivo institucional).
  • Modalidade: Ensino superior presencial.
  • Regime de Integralização Curricular: semestral, por créditos e disciplinas.
  • Carga Horária Total do Curso: 4665 horas.
  • Número de disciplinas do curso: 73
  • Número mínimo de créditos para a conclusão do curso295
  • Carga horária de disciplinas obrigatórias: 283 horas.
  • Carga horária de disciplinas eletivas oferecidas no curso: 12 horas.
  • Período de Integralização: mínimo de 10 semestres e um máximo de 16 semestres.
  • Forma de ingresso: vestibular, transferência interna e externa.

 

 

Ementas das Disciplinas

Segue no link abaixo as ementas de todas as disciplinas do curso de graduação em Engenharia Mecânica.

http://www.ementario.uerj.br/cursos/engenharia_mecanica_fat.html

 

Departamento

Conheça o Departamento de Mecânica e Energia (DME):

Departamento de Mecânica e Energia

 


 

Coordenador:

Luiz Carlos Bevilaqua dos Santos Reis

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Atualmente é professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, campus de Resende. Tem experiência na área de Engenharia Térmica, com ênfase em geração termelétrica e combustão. Tem experiência industrial em empresas relacionadas a Siderurgia: Companhia Siderúrgica Nacional (1990 – jan 2016), Cobrapi (1986-1990) e Cosigua/Gerdau (1982 – 1986) na área de Energia e Utilidades.

 


 

O mercado de trabalho para o profissional egresso desse curso tem se mostrado muito demandante e plural. Embora grandes oportunidades se apresentem em organizações de grande porte ou de tecnologia avançada, como as fabricantes de autopeças, montadoras de automóveis, indústrias de refrigeração e ar condicionado, indústrias petrolíferas e aeronáuticas e empresas de base como o setor sídero-metalúrgico, a possibilidade de aplicação e estruturação de negócios no cinturão de apoio industrial, hoje atrai inúmeros profissionais se consolida como força emergente no mercado de trabalho.

Coordenação

Luiz Carlos Bevilaqua dos Santos Reis

Currículo Lattes