Departamentos

Departamento de Química e Ambiental

O Departamento de Química e Ambiental é responsável pelas disciplinas da área de química e meio ambiente dos cursos de Engenharia Química, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica do Campus Regional de Resende.

No ano de 2015 abriu a primeira turma do curso de Engenharia Química. O Departamento conta com projetos na área de poluição ambiental, simulação e otimização de processos da industria química, bio-processos, modelagem molecular e química orgânica.






CORPO DOCENTE:

  • CHEFE

Márcia Rosa de Almeida: 

http://lattes.cnpq.br/4822598512002343

Atuação: Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2004), Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), Mestrado em Química Orgânica (2007) e Doutorado em Química (2012) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, Química de Produtos Naturais, Cromatografia com fase líquida de alta eficiência, desenvolvimento e validação de métodos analíticos.

  • SUBCHEFE

Fernanda Romanholi Pinhati 

http://lattes.cnpq.br/6345280533644427

Atuação: Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005), mestrado (2008) e doutorado (2012) em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica/Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: reuso de efluentes, população microbiana, PCR, DGGE, RAPD, sequenciamento de plasmídeos e identificação de micro-organismos. No momento participa de projetos nas seguintes linhas de pesquisa: tratamento de efluentes gasosos por biofiltro e projetos de extensão visando a promoção de palestras, oficinas, cursos de capacitação, produção de material didático e realização de workshops, com público-alvo, professores das redes pública e privada de ensino, visando a capacitação destes em temas atuais de Química, Biologia e Meio Ambiente.

  • COORDENADOR

Alexandre Rodrigues Tôrres

http://lattes.cnpq.br/1294795998541584

Atuação: Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007),COPPE/PEQ. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Operações de Separação e Mistura, atuando principalmente nos seguintes temas: fotocatálise, gerenciamento da produção, otimização, modelagem e simulação de processos e tecnologia ambiental.


Carin von Mühlen:

http://lattes.cnpq.br/7555691352229740

Atuação: Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Ciências (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Química (Analítica) pela Universidade Federal do Rio Grande Sul (2007), tendo realizado doutorado sanduíche na RMIT, em Melbourne, na Austrália. Atua na área de Química Analítica Ambiental, com ênfase em caracterização química de poluentes ambientais presentes em matrizes sólidas, líquidas e gasosas de origem natural ou industrial. Possui experiência em cromatografia gasosa bidimensional abrangente (GCxGC), instrumentação analítica, cromatografia e espectrometria de massas. Foi professora adjunta e titular na Universidade Feevale entre 2008 e 2014 e consultora Científica da Leco Instrumentos na América Latina entre 2007 e 2015. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na Faculdade de Tecnologia em Resende -RJ, coordenadora do Centro de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica George Eastman – CDIT, professora permanente do Doutorado em Engenharia Ambiental – DEAMB , Diretora do Centro das Águas e Coordenadora da Câmara Técnica Permanente de Instrumentos de Gestão e Legal do Comitê da Bacia Hidrográfica da Região do Médio Paraíba do Sul.

Denise Celeste Godoy de Andrade

http://lattes.cnpq.br/5002270818489370

Atuação: Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Biotecnologia Industrial pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1997) e doutorado em Tecnologia Bioquímico Farmacêutico pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Biotecnologia Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: resíduos agroindustriais, produção de xilitol, análise de fluxos metabólicos em leveduras. No momento participa de projetos nas seguintes linhas de pesquisa: tratamento biológico de efluentes líquidos, biorremediação de solos, ensino de ciências, Educação Ambiental.. Orienta trabalhos no Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA.

Elaine Ferreira Tôrres: 

http://lattes.cnpq.br/9588346242084115

Atuação: Elaine ferreira torres concluiu o doutorado em química pelo Instituto Militar de Engenharia em 1999. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua na área de química, com ênfase em cinética química e catalise. Em suas atividades profissionais interagiu com 21 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artístico-cultural são: meio ambiente, oxido de vanádio, oxido de nióbio, dióxido de titânio e planejamento de experimentos.

Erika de Queiros:

http://lattes.cnpq.br/0642893565890601

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012) e mestrado em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Tem experiência na área de refino de petróleo, com ênfase no processo de hidrotratamento.

Gilberto Magalhães Xavier:

http://lattes.cnpq.br/4930983389346351

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Engenharia de Processos Quimicos e Bioquimicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019).

Jacques Fernandes Dias: 

http://lattes.cnpq.br/6934413516812911

Atuação: Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química Orgânica, atuando principalmente na área de modelagem molecular, química do petróleo e química ambiental.É o atual diretor da Faculdade de Tecnologia.

Sérgio Machado Corrêa: 

http://lattes.cnpq.br/0036129846822289

Atuação: Professor Associado da UERJ, atuando na graduação do curso de Engenharia Química e no Doutorado em Engenharia Ambiental. Trabalha na área de química da atmosfera, com enfoque em compostos orgânicos voláteis, semi voláteis e gases efeito estufa, envolvendo monitoramento de áreas confinadas, fontes fixas, móveis, atmosfera urbana e áreas remotas, câmara de reação, modelagem e simulação.

Tadeu Leonardo Soares e Silva

http://lattes.cnpq.br/5584160634683474

Atuação: Possui graduação em licenciatura em química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), doutorado em ciências modalidade química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), pós-doutorado pelo NUCAT/PEQ/COPPE/UFRJ em parceria com DTU na Dinamarca (2009-2011) na modalidade pós-doutorado júnior e pós-doutorado no PEQ/COPPE/UFRJ (2012) na modalidade recém-doutor. Atualmente é professor adjunto (dedicação exclusiva) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de química teórica, com ênfase em cinética química e catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo teórico estrutural e reacional de sistemas nanoestruturados para a síntese de Fischer-Tropsch, sistemas bimetálicos, sistemas óxidos, reforma do metano e propano, oxidação seletiva do CO para a produção de hidrogênio para células combustíveis, geração de hidrogênio, catálise ambiental e reações atmosféricas de compostos orgânicos voláteis (Covs) tais como: HPAs, terpenos, birradicais e compostos halogenados.

Leonardo Baptista

http://lattes.cnpq.br/2182432135517042

Atuação: Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002) e mestrado e doutorado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Teórica e Cinética Química, atuando principalmente nos seguintes temas: mecanismo de reações orgânicas, mecanismo de reações que ocorrem na atmosfera, poluição atmosférica e estudo de propriedades estruturais e eletrônicas de aglomerados iônicos relevantes para astroquímica. Atualmente desenvolve trabalhos na área de modelagem e simulação da combustão e obtenção de modelos cinéticos para degradação de alimentos em parceria com outros docentes da UERJ. 

João Luiz Ribeiro Reis

http://lattes.cnpq.br/9479057921725313

Atuação: Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Técnico Universitário II na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Engenheiro Químico Consultor da Nascente Carioca Ambiental LTDA. De 1998 a 2020 atuou na empresa Guanabara Engenharia Ambiental Ltda como engenheiro químico autônomo. De Agosto de 2000 a Julho de 2003 foi Responsável Técnico da empresa Plastimassa Indústria e Comércio Ltda. De 1988 a 1999 atuou na Casa da Moeda do Brasil. Desde 1999 atua no Departamento de Química Analítica da UERJ. Tem experiência na área de engenharia do processo e meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: definição da concepção de sistemas de tratamento de efluentes, levantamento de parâmetros para projeto, auditagem de projeto, treinamento de controle operacional, partida e controle de estações de tratamento e diagnóstico e recuperação de estações de tratamento.

Eduardo Monteiro Martins

http://lattes.cnpq.br/2912118000820105

Atuação: Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem desenvolvido trabalhos na área de poluição atmosférica urbana, gestão da qualidade do ar, processos cinéticos de formação de ozônio troposférico, emissões de gases para atmosfera a partir de solos e emissões de gases de efeito estufa em aterros sanitários. Realiza trabalhos experimentais de monitoramento de poluentes não regulamentados com auxilio de técnicas cromatográficas e trabalhos de simulação de dispersão de poluentes atmosféricos e modelos químicos. Professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental (PEAMB/UERJ-Mestrado Profissional), do Doutorado em Engenharia Ambiental (DEAMB/UERJ- Coordenador Adjunto) e do Programa de Pós Graduação em Química (PPGQ/UERJ-Mestrado e Doutorado). Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2015). Bolsista de produtividade em pesquisa PROCIÊNCIA-UERJ.


ÁREA DE PESQUISA:

Operações unitárias 6 FAT/UERJ

Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq:

Grupo de Química Computacional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Endereço eletrônico: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0664787399635663

Líder(es) do grupo:

Leonardo Baptista
Maurício Tavares de Macedo Cruz

Área predominante: Ciências Exatas e da Terra; Química

Repercussões dos trabalhos do grupo

O grupo de pesquisa vem atuado na elucidação do mecanismo de oxidação de compostos orgânicos voláteis na atmosfera e contribuído com o cálculo de parâmetros termodinâmicos e cinéticos necessários para descrição destes processos. Tem estudado a reatividade e estrutura de espécies importantes para astroquímica, como aglomerados iônicos de hidrocarbonetos. Tem auxiliado a interpretação de dados obtidos em espectrometria de massas. Nós últimos anos tem dedicado esforços para elaboração e simulação de modelos cinéticos de combustão.

Linhas de pesquisa:

  • Catálise
  • Cinética e Mecanismo de Reações Químicas na Fase Gasosa e em Solução
  • Combustão
  • Cálculo de propriedades estruturais e eletrônicas
  • Cálculo de Propriedades Termodinâmicas via Monte Carlo
  • Estudo teórico de aglomerados moleculares