HISTÓRICO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DA UERJ NO SUL FLUMINENSE

aaaCom o crescimento industrial acentuado do Sul Fluminense, consequência direta do estabelecimento de empresas do porte da Volkswagen Caminhões e Ônibus (atualmente MAN Latin America), inaugurada em 1996, e a Peugeot-Citroën, instalada em 2001, além de numerosas empresas fornecedoras, diferentes organizações da região vem buscando a UERJ, em Resende, como meio de consolidarem parceria para o desenvolvimento de projetos e a capacitação profissional de seus colaboradores.

      Neste contexto, com o objetivo de favorecer a expansão das atividades da UERJ em Resende, em atendimento à crescente demanda verificada na região, foi criada, em 2002, a Faculdade de Tecnologia (FAT) como Unidade Acadêmica. Por doação da empresa KODAK do Brasil, a UERJ recebeu no Pólo Industrial de Resende, uma área de aproximadamente 200.000 m2, com aproximadamente 20.000 m2 de área construída. Após obras de adaptação para o novo Campus, a FAT passou a funcionar, a partir de 2007, nas novas instalações.

   A FAT está organizada em quatro departamentos: Departamento de Engenharia de Produção (DENP), Departamento de Mecânica e Energia (DME), Departamento de Matemática, Física e Computação (DMFC) e Departamento de Química e Ambiental (DEQA). Estes departamentos são os responsáveis pelos cursos de graduação e pós-graduação existentes, bem como cursos de extensão e o desenvolvimento de pesquisas.

      Com convênios firmados entre a UERJ e algumas das maiores empresas da região Sul Fluminense, busca-se consolidar a criação de um Centro de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica na FAT em apoio à implantação de um parque tecnológico na Região. Tal iniciativa, além da prestação de serviços técnicos especializados as empresas, deve favorecer o desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias, bem como o atendimento a demanda por profissionais mais qualificados que possam dar respostas às necessidades de maior competitividade da indústria brasileira. Mais recentemente, com a construção de uma fábrica da montadora japonesa de automóveis Nissan, dentro do Pólo Industrial de Resende (próxima às instalações da FAT/UERJ), com investimentos de aproximadamente R$ 2,6 bilhões, tem-se a expectativa de que na região está se formando um novo centro de desenvolvimento da indústria automobilística no Brasil. Este processo vem contribuindo para consolidar o setor metal-mecânico no sul do Estado do Rio de Janeiro, ampliando as oportunidades em torno da FAT/UERJ, em particular de crescimento das atividades de ensino da graduação e pós-graduação, bem como o desenvolvimento de projetos e pesquisas relacionadas ao setor.