
A extensão universitária constitui uma das expressões mais significativas do compromisso social assumido pela universidade contemporânea. Longe de ser um mero apêndice das atividades de ensino e pesquisa, ela configura-se como uma dimensão autônoma e essencial, que rompe as barreiras institucionais para estabelecer um diálogo transformador com a sociedade.
A extensão universitária se institui então como o espaço privilegiado onde esses encontros se realizam, possibilitando uma troca mútua em que a universidade tanto ensina quanto aprende. É por meio desse diálogo que a formação acadêmica se humaniza, tornando-se mais sensível, crítica e eficaz na intervenção sobre a realidade social.



Coordenador: Bruno Fernando Inchausp
Coordenador: LUANA SOUZA ALMEIDA
Coordenador: Marlon Ferreira Ramos
Coordenador: Teobaldo Ricardo Cuya
Coordenador: Elaine Ferreira Tôrres
Coordenador: DENISE CELESTE GODOY
Coordenador: Vahid Nikoofard E-mail:
Coordenador: Clifford Neves Pinto
Coordenador: Leandro Marins Sarmento
Os indicadores apontam para um crescimento expressivo e contínuo das ações extensionistas, evidenciando a consolidação da Extensão como dimensão estruturante da vida acadêmica na unidade. O número de projetos cadastrados, por exemplo, passou de 28 em 2021 para 44 em 2024, superando inclusive os patamares anteriores à pandemia.
Entre os principais indicadores, podemos citar:
O número de bolsas de extensão apresentou significativa redução no período de 2022 a 2024 — de 24 em 2022, passando por 21 bolsas distribuídas em 2023 e fechando em 17 em 2024. Demanda atenção sobre a distribuição de bolsas para o biênio 2025/2027, uma vez que a expectativa é de crescimento em número de projetos.
Os demais indicadores evidenciam uma ampliação significativa do alcance e da diversidade das ações desenvolvidas pela comunidade acadêmica da FAT, em múltiplos formatos e frentes de atuação.
Esses dados reforçam a relevância estratégica da Extensão Universitária no âmbito da Faculdade de Tecnologia e sinalizam um cenário desafiador para novas articulações institucionais e parcerias com a sociedade.
Até a presente data, os dados de 2024-2025 não foram publicados pelo NIESC1. Ainda assim os dados preliminares, a partir de dados internos2, já apontam para um crescimento do número de projetos e bolsas na Unidade FAT. Para o biênio 2025-2026, a unidade cadastrou 58 projetos de extensão, onde 32 bolsas foram distribuídas. Isso, de forma provisória, representa um avanço significativo das atividades extensionistas, mostrando uma recuperação quantitativa frente aos desafios pós-pandemia.
Segue os gráficos, ainda provisórios:
1 O DataUERJ é uma publicação produzida pelo Núcleo de Informação e Estudos de Conjuntura (Niesc), que reúne as principais informações institucionais sobre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
2 Dados do SIEXT de projetos cadastrados para o biênio 2024-2025 e de bolsas concedidas publicadas em chamadas institucionais (Depext).
FONTE: Base de dados Depext (Siext), consultado em maio/2025, SEI – Consulta Depext, SEI – protocolos de saída EXT/FAT e DataUerj Relatórios Anuais 2022, 2023, 2024, 2025.