Sobre o Evento
Este evento tem o objetivo de aprofundar o debate e de compartilhar os conhecimentos das inovações acadêmicas em curso na atualidade, das metodologias ativas para o ensino, do uso da inteligência artificial, dentro e fora de sala, além de apostar na inovação tecnológica como o caminho da contemporaneidade, tendo em vista as competências necessárias para quem trabalha na formação de pessoas e para quem é formado para a vida profissional e social nesse novo ambiente em permanente mudança.
Fátima Medeiros
Profª. Drª. Ana Valéria S. A. Reis
Híbrido
Profª. Drª. Maria Claudete Schorr
Híbrido
Você já parou para imaginar e projetar sua vida e sua carreira?
Sabia que projetar cenários (e elaborar estratégias) é uma das mais importantes habilidades para o profissional do século XXI?
O Laboratório de Futuros Desejáveis é um convite para refletir sobre seus valores, talentos e caminhos possíveis.
Em uma experiência leve, criativa e provocadora, vamos experimentar formas de conectar quem você é hoje com quem você deseja se tornar.
Tudo isso em um processo dinâmico que mistura autoconhecimento, imaginação e aprendizagem de ferramentas que irão ampliar seu repertório e sua forma de enxergar o(s) futuro(s)!
Presencial
Vagas Limitadas a 20 participantes
Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté – SP. Professora nos cursos de formação de Gestores, na Pós-Graduação da Universidade Cayetano Heredia, em Lima, no Peru e de formação de professores na Pós-Graduação da Biopark, em Toledo, Paraná. Mentora do programa de formação docente de Harvard Business Publishing. Condutora de workshops y Mentora dos programas de formação docente do Consórcio Sthem Brasil e Integrante do grupo da MetaRede TIC Mulher. Integra o grupo de estudos sobre Inteligência Artificial na parceria entre CONSORCIO STHEM, SEMESP e MetaRed TIC. É mentora no Núcleo Pedagógico do Centro Universitário FAESA, em Vitória, ES. Colunista na Revista Ensino Superior. Autora do livro Layouts Criativos para Aulas Inovadodoras. Presta consultoria com palestras, workshops e oficinas e atua na formação de professores, competência docente e suas dimensões, e realiza experiências práticas na área de metodologias ativas, aprendizagem ativa, avaliação processual e inteligência artificial.
Graduação em Turismo com Especialização em Planejamento Turístico e Organização de Eventos. Especialização em Gestão Universitária. Experiência no ensino superior desde 1979, ministrando aulas Teoria e Técnica de Turismo, Organização de Eventos e Planejamento e Organização de Turismo. Coordenação de Curso, Coordenação de Pós-graduação e Extensão; Desenvolvimento de projetos interdisciplinares e elaboração de projetos de atividades complementares – eventos em geral, visitas e viagens técnicas; Elaboração de Projeto Pedagógico de Curso; Gestão de equipes de professores e assistentes administrativos. Elaboração de orçamentos dentre outras rotinas de gestão. Atua junto ao Consorcio Sthem, desde sua criação em 2013, atuando como Gerente de Projetos.
Coordenadora do Núcleo de Extensão Acadêmica da Universidade do Vale do Taquari – Univates. É professora e pesquisadora na Universidade do Vale do Taquari – Univates, atuando no Mestrado e Doutorado Profissional em Ensino de Ciências Exatas, como professor permanente. Participou da elaboração da BNCC Computação para Educação Infantil, aprovada em 2022 pelo Conselho Nacional de Educação. Possui Licenciatura em Computação pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC (2003), especialização em Tecnologias em Educação pela PUC – Rio (2010), Mestrado em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade do Vale do Taquari – Univates (2015) e Doutorado em Informática na Educação -UFRGS (2020).
Graduada e mestre em Matemática pela USP e Doutora pelo IMPA. Professora da UERJ desde 2002, atualmente coordena o Lab Ideias (Laboratório de Aceleração de Negócios e Ideias Criativas da Incubadora Sul Fluminense), além dos projetos CREARE e L2EIA com foco em Inovação em Aprendizagem e Educação Empreendedora para o Ensino Básico e Superior, apoiados na Aprendizagem Criativa, Cultura Maker, na Gamificação Criativa e no Design Thinking.
Uma aluna comportada que virou uma professora rebelde e uma “serial learner” apaixonada pelo uso criativo das tecnologias digitais, narrativas gamificadas, remixagens e processos colaborativos como ferramentas transformadoras da Educação formal e informal.
Publicitário formado pela PUC-Campinas (2007) com especialização em Advertising Design pelo Istituto Europeo di Design – Barcelona (2007), MBA em Gestão e Empreendedorismo pela UFF (2019), mestre em Administração pela UFF (2023) e pós-graduando em Foresight Estratégico e Design de Futuros pela ESPM.
Prof. Dr. Bernardo Bastos - Diretor da Faculdade de Tecnologia - FAT
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Prof. Dr. Vahid Nikoofard
FAT-UERJ
Palestrantes
Eduardo Machado, Diretor
Diretor comercial na empresa ALTAIR, tem formação em engenharia mecânica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), tendo exercido atividades profissionais em outras organizações na área de Gerência de Produto e de Engenharia de Aplicação, todas com forte carga tecnológica.
É Professor Doutor na Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é o Presidente da Comissão de Graduação da EEL e Assessor da Agência USP de Inovação. Também, é o Diretor Financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa e Ensino (FAPE). No que diz respeito à Pesquisa, é Coordenador do Grupo de Pesquisa Gestão, Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação (GETI), atuando nas áreas relacionada à Gestão Estratégica da Tecnologia e da Inovação, envolvendo Propriedade Intelectual, Comercialização e Transferência de Tecnologia, Prospecção e Maturidade Tecnológica, Gestão de Núcleos de Inovação Tecnológica, Estratégia Organizacional, Gestão da Qualidade em Sistemas Produtivos e Inovação nos processos de ensino e aprendizagem. Na Graduação, leciona disciplinas relacionadas à Administração, Economia e Finanças para o curso de Engenharia de Produção da EEL, ao qual foi coordenador até 10/2022. Na Pós-Graduação, está credenciado no PPG em Gestão e Inovação na Indústria Animal da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA-USP). Possui Pós-Doutorado pela UNESP, Doutorado e Mestrado em Ciências no Programa de Pós-graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica na Área de Produção pelo ITA, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Especialização em Metodologia e Gestão para Educação a Distância, pela AEDU, e graduação em Administração, Ciências Contábeis e Informática pela UNITAU e AEDU. Tem 27 anos de experiência profissional.
É Livre Docente em Engenharia da Qualidade pela UNESP, possui graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena -atual EEL-USP, mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas. Se certificou como Certified Quality Engineer pela American Society for Quality ASQ. Criou e coordena o Curso de Pós Graduação em Engenharia da Qualidade na EEL-USP. Atualmente é professor adjunto doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e docente da Escola de Engenharia de Lorena-USP. Em 2012 fez parte do grupo de docentes do Massachusetts Institute of Technology MIT ministrando curso internacional de Lean Enterprise na América do Sul. Em 2013, 2015 e 2019 foi Visiting Scholar na Harvard School of Engineering and Applied Sciences. É acadêmico da Academia Brasileira da Qualidade ABQ. É co-lider da Iniciativa CDIO (concieve-design-implement-operate) na América Latina. Vice-Coordenador no núcleo local (Unesp – Guaratinguetá) do IEP3 – Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas da UNESP.
Pós-Doutorado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Instituto de Estudos Avançados – IEAv, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA – 2020. Doutorado e Mestrado em Engenharia Mecânica pela UNESP- FEG. Full Professor / Docente Permanente no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos, líder do Grupo de Pesquisa “Gestão da Inovação Tecnologica e Sustentabilidade – DGP/CNPq” no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS – Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa – UPEP e Professor III – G nas Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo, Unidades de Guaratinguetá e Cruzeiro, SP. Consultor – CAPES e participação no Fórum de coordenadores dos PPGs e do Grupo de Trabalho (GT) da área Arquitetura e Urbanismo e Design – AUD – CAPES – Avaliação Quadrienal (2017-2020). Docente Colaborador no Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento, Tecnologias, Sociedade – Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI. Professor Visitante no Centro de Estudos de Fabricação Avançada e Sustentável nos Programas de Pós-graduação Doutorado em Tecnologias e Processos Industriais e no Mestrado em Engenharia Assistida por Computação na Universidade de Matanzas – CEFAS-UMCC – CUBA. Possui experiência em atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas da Engenharia de Produção, Desenho Industrial e Materiais, com ênfase em Gestão da Inovação Tecnológica e Sustentabilidade, Tecnologia em Sistemas Produtivos, Tecnologias Sociais, Design e Seleção de Materiais.
Pós-doutorado no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Doutor em Física Teórica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com especialização na área de Teoria Quântica de Campos. É professor no Departamento de Matemática, Física e Computação na Faculdade de Tecnologia, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), campus de Resende, onde coordena o LIVIA, Laboratório Interdisciplinar Virtual de Inteligência Artificial. É professor visitante no Departamento de Física da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Guaratinguetá. Desenvolveu estudos e pesquisas na área de Teoria Quântica de Campos no espaço não comutativo e Gravitação Quântica. Atualmente, dedica-se à aplicação de Inteligência Artificial em métodos quantitativos em finanças. Com conhecimento em Física Teórica, especialmente na Teoria Quântica de Campos, e compreensão dos conceitos e técnicas da Inteligência Artificial, suas pesquisas e contribuições concentram-se na aplicação dessas ferramentas para analisar e compreender os mercados financeiros. Sua experiência está centrada na Modelagem Computacional baseado em dados e no uso de métodos quantitativos para melhorar a compreensão dos fenômenos financeiros. Os projetos de pesquisa se utilizam de econofísica, IA e modelagem computacional para o desenvolvimento de modelos de IA para previsão de mercado financeiro e avaliação de riscos, identificação de padrões ocultos em dados financeiros e otimização de estratégias de investimento.
Apoio
Organização